Outros Tempos Que Trazem Muitas Saudades a estes Soldados da Paz.... Enfim!
Bombeiros de Abrantes são os PRIMEIROS a nível nacional a receber Certificados de Aptidão Profissional
Oito elementos dos Bombeiros Municipais de Abrantes receberam, no dia 17 de Dezembro, os primeiros certificados de Aptidão Profissional atribuídos em Portugal. O documento, atribuído pela Escola Nacional de Bombeiros, confere aos Bombeiros competências técnicas e habilita-os a intervir em qualquer país da União Europeia. A entrega dos Certificados decorreu durante as cerimónias oficiais das comemorações do 145º Aniversário dos Bombeiros Municipais. Receberam o Certificado o Adjunto de Comando Alvaro Beirão, o chefe José Luís Rosa, os subchefe Duarte André Teodoro, Gabriel Góis e Fernando Amaro, os bombeiros de 1ª classe Armando Vieira e de 2ª classe José Prates Pires e Filipe Almeirante.
Na cerimónia foram nomeados adjuntos de comando especialistas o médico Carlos Fernandes Boto, a psicóloga Olga Vieira Serrano e o padre Pedro Bernardino Tropa (Capelão dos bombeiros).
O Comando entregou também diplomas de agradecimento a instituições, empresas e particulares que têm colaborado com a corporação, especialmente durante os últimos fogos florestais ocorridos no concelho: Hipermercados Feira Nova, Modelo e Intermarché, PEGOP, Associação de Agricultores, Joaquim Cardoso Lérias e Jorge Ferreira Dias.
Luís Pombo, Comandante Interino, foi o primeiro a discursar dizendo que não é fácil comandar uma organização que tem uma responsabilidade de intervenção no seu município, com as dimensões do concelho de Abrantes. Mas ainda assim vão sendo atingidos objectivos, dando como exemplos, entre outros, a formação diferenciada na emergência pré-hospitalar, o reforço na formação das equipas de intervenção em acidentes rodoviários, a formação de novos bombeiros e a parceria com instituições do concelho através da realização de simulacros, cursos exteriores, formação prática às empresas ou a sensibilização e informação à população. O Comandante sublinhou também o esforço que a Câmara tem feito investindo na formação e na protecção individual dos bombeiros, no reforço do parque automóvel e, mais recentemente, na aquisição de um edifício que será adaptado para novo quartel. Para 2006 Luís Pombo pediu um veículo de combate a incêndios urbanos.
Joaquim Chambel, Comandante Distrital de Bombeiros, também em representação do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil, referiu a “abnegação” com que os bombeiros estiveram nos incêndios ocorridos no verão. Referido-se ao aumento do número de fogos florestais, que se tem vindo a verificar, ano após ano, Joaquim Chambel disse ainda que “ o país tem de encontrar modelos de organização” para que não se repita o que está a acontecer, verão após verão, acrescentando que “não há forma de ultrapassar os problemas quando o número de problemas é superior à capacidade instalada. Por isso, ou o país faz um esforço para aumentar o número de bombeiros (ou de todas as forças que contribuem para o combate) ou temos de atacar o problema na sua origem”.
Já o Director da Escola Nacional de Bombeiros e, também, Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, dirigiu-se aos bombeiros profissionais que receberam os primeiros certificados de Aptidão Profissional atribuídos em Portugal. Duarte Caldeira referiu que “para a história fica que em Abrantes estão os primeiros bombeiros do país que receberam esta certificação tão importante no reforço do reconhecimento das suas competências adquiridas”. Saudou ainda a Câmara de Abrantes pela forma como olha e se preocupa com os seus bombeiros.
Jorge Lacão, Presidente da Mesa da Assembleia Municipal, mas também Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros lançou um olhar sobre os desafios e “grande esforço que tem de ser feito, a vários níveis, para operacionalizar melhor, dotar as estruturas de meios mais adequados e para criar um outro tipo de enquadramento para o problema dos fogos florestais”. Referiu especificamente a medida governamental relativamente ao reforço dos meios aéreos “que deverá ficar disponível durante todo o ano e não só nas épocas oficiais de incêndios” O Governante acrescentou que é necessário dar maior eficácia na coordenação de trabalho do Serviço Nacional de Bombeiros pelo que se está a trabalhar na sua revisão orgânica. Uma melhor rede de comunicações e melhor ordenamento da floresta são também apostas para minimizar o flagelo dos incêndios florestais.
A cerimónia foi encerrada por Nelson de Carvalho, Presidente da Câmara, que deixou ao comando, bombeiros uma palavra de reconhecimento pela “doação” do seu trabalho e empenho em prole das populações. O Presidente deixou a garantia de que, em 2006, será desenvolvido o processo de alojamento dos Bombeiros em novas e condignas instalações. A Câmara adquiriu as instalações industriais da antiga Cervinal, na Av. D. João I para instalar o Quartel. O contrato de compra já foi visado pelo Tribunal de Contas.
O programa das comemorações do 145º aniversário dos Bombeiros de Abrantes começou de manhã com uma missa de sufrágio pelos Bombeiros falecidos, no cemitério municipal e romagem às sepulturas. Após as cerimónias protocolares decorreu um agradável almoço convívio para todos os soldados da paz e famílias
Sem comentários:
Enviar um comentário