quinta-feira, 7 de julho de 2016

Quem são os Patos Bravos?

A expressão “pato-bravo” é uma alcunha que identifica os construtores civis do concelho de Tomar, oriundos predominantemente da freguesia da Serra, situada a nordeste deste concelho.



A alcunha em causa poderá eventualmente ter a sua origem nos dois patos-bravos que se exibem na heráldica desta localidade. Porém, a mesma adquiriu com o tempo uma conotação pejorativa, sugerindo algo mal executado, com má apresentação. Apesar disso, as gentes tomarenses não consideram o epíteto “pato-bravo” como ofensivo. 
Foram as gentes desta localidade que, sobretudo na primeira metade do século XX, saiu do nordeste do concelho de Tomar para Lisboa e, aos poucos, foi singrando na construção civil, tendo edificado grandes áreas da cidade, mormente as chamadas “avenidas novas”. 

Em 1943, as gentes de Tomar fundaram em Lisboa uma associação regionalista – a Casa do Concelho de Tomar – a qual encontra-se presentemente sediada na rua Flores do Lima, nº 8, próximo do Campo Grande. Junto à entrada do edifício que construíram para sua sede social, encontra-se uma réplica em pequenas dimensões do monumento que há cerca de 5 anos inauguraram na cidade de Tomar em homenagem aos “patos-bravos”. 




Para Curiosidade. 

O Pato Bravo

Sem comentários:

Enviar um comentário