segunda-feira, 20 de maio de 2013

Palavras de Desespero numa Entrevista a um Bombeiro de Abrantes


Para relembrar e digam-me se não é verdade o que alguém disse ao Blog Bombeiros Para Sempre em 2009, mas que o Tiririca mandou desmentir, chamando alguns elementos e obrigando-os a MENTIR sobre os factos descritos.




"Fomos chamados a atenção sobre varias situações que os Bombeiros Municipais de Abrantes atravessam que em nada dignificam a imagem de um corpo de bombeiros que tem responsabilidade da autarquia e acima de tudo governamental. Muitos de nós se calhar achamos que deveriam ser corpos de bombeiros como este a dar o exemplo em prol do crescimento de associações humanitárias mas, depois de uma conversa com um dos elementos detectamos algumas falhas graves que não queríamos deixar passar ao lado.

Ficamos chocados com vários factos, deixamos aqui alguns deles:

-Bombeiros profissionais que ganham 2 euros por hora, havendo mesmo um elemento que já se encontra nesta situação à 14 anos, situação essa que sabemos que continua a acontecer em outros corpos municipais do país. A própria IGAL (Inspecção Geral da Administração Local) já emitiu um despacho que comprova a ilegalidade deste pagamento em Abrantes e obrigatoriamente expande-se a outras autarquias com a mesma situação.

Este tipo de jogadas continua a encobrir alguns contratos verbais neste país e a manter pessoas nos corpos de bombeiros municipais a ganhar um ordenado isento de segurança social e de IRS, fazendo muitas vezes com que os pagamentos de ordenados estejam sujeitos a liquidez da câmara municipal e muitas vezes a abaixo do ordenado mínimo nacional. "Acaba por ser um profissional que perante a lei exerce funções de voluntario e os prémios que recebe são isentos de impostos e segurança social por se tratar de prémios de assiduidade e prestação voluntaria de serviços". A afirmação “imigrantes ilegais” encaixa perfeitamente na situação. A própria Associação dos Bombeiros Profissionais, tão discutida por aqui ultimamente, tem actualmente um processo contra a câmara municipal devido a situações como esta e outras idênticas.

-Beneficiação de alguns elementos profissionais com mais dias de férias e mais renumerações em horas sem o Município saber, só porque lá passaram o mês todo seguido na época de ECINS.

-Um dos elementos do corpo com boa formação "foi mandado embora dos bombeiros só porque o comandante não se entendia com ele". O comandante alegou falsidades por parte do membro e de forma a evitar confusões maiores o elemento do corpo pediu exoneração do cargo.

-Em Julho passado, um empresário morreu quando tentava salvar a vida de 3 funcionários que se encontravam dentro de um poço, o empresário desatou a correr e desceu dentro do poço ultrapassando a barreira de segurança que não existia, "o comandante colocou a responsabilidade na PSP mas esqueçeu-se que são os bombeiros que criam esse perímetro", tal como em qualquer outra operação de desencarceramento e salvamento . Foram chamados mergulhadores e equipa de salvamento em grande ângulo de outras corporações quando Abrantes detêm equipas treinadas para o efeito.

-Bombeiros Profissionais que frequentam formação sem o pagamento das horas pela autarquia. "O próprio comandante prefere formar equipas voluntarias do que os bombeiros que fazem serviço profissional no quartel."

O mal-estar parece estar evidente entre os vários elementos da corporação, ameaças e mentiras põe em causa a postura do comandante que faz uso e fruto dos galões e “aplica uma ditadura interna”.

O blog teve acesso a cartas escritas por um chefe à autarquia e ao comandante que em nada resolveram a situação e passaram completamente ao lado de quem detém responsabilidades. Nestas cartas é evidente o desagrado da chefia sobre a postura que o comandante tem para com os seus homens.

Se houvesse eleição de uma frase nesta entrevista, elegeríamos esta como a conclusão e síntese:

“Este comandante foi a pior aquisição que o Município poderia ter feito, dum Corpo de Bombeiros Operacional e com recursos... conseguiu meter isto no fundo... Desenquadrado, Inoperacional, e quase sem recursos."

Retirado do BLOG Bombeirosparasempre 
http://bombeirosparasempre.blogspot.com.es/2009/12/palavras-de-despero-numa-entrevista.html

Sem comentários:

Enviar um comentário